sexta-feira, 12 de junho de 2009

Erros comuns em textos braille

Instituto Benjamin Constant
Curso de Revisão de Textos
em Braille
2005

Disciplinas:
Grafia Braille para a
Língua Portuguesa
Simbolização Científica em
Braille

Ministrante:
Jonir Bechara Cerqueira

Assistentes:
Arinísia Helen B. Souza
Vanessa de Oliveira A. Valença
Maria Luzia do L. Rocha
Yvonne da Silva C. Marques

Atividades Práticas de Revisão

Erros comuns em textos braille





Considerações preliminares sobre tipos de erro comumente verificados na
transcrição para o braille

O revisor deve sempre estar alerta para diferentes tipos de erro a
serem encontrados no trabalho de revisão. Estes decorrem, geralmente, da
má aplicação das normas de representação braille. Outro aspecto
importante a considerar é o processo de produção do texto: em máquina
braille, digitado ou digitalizado. Leve-se ainda em conta a qualidade da
impressão produzida, dependente do estado de funcionamento das
impressoras braille.

Sem prejuízo de outras situações a serem verificadas, destacamos, a
seguir, alguns tipos de erro comumente encontrados:

Palavras juntas

Palavras separadas por dois ou mais espaços

Linha em branco desnecessária em meio ao texto

Meia linha em branco

Parágrafo com um espaço em branco, com três ou mais espaços em branco

Travessão junto da palavra

Vírgula separada da palavra por um espaço

Ponto separado da palavra por um espaço

Ponto-e-vírgula separado da palavra por um espaço

Dois-pontos separados da palavra por um espaço

Citação em que se abrem aspas e não se fecham

Citação em que se fecham aspas sem terem sido abertas

Título centralizado e título na margem no mesmo texto

Título sem separação do texto por linha em branco

Troca de posição de letras na mesma palavra

Palavra repetida na mesma frase

Palavra fora de posição na frase

Introdução de uma palavra que não faça sentido no texto

Erros de grafia diversos

Parágrafo iniciando sem maiúscula

Maiúscula desnecessária em meio a uma frase

Uma letra maiúscula no meio de uma palavra

Sinais de sublinhado empregados erradamente: abrir e não fechar e
fechar sem ter aberto

Vogais sem acento ou com acento trocado

Falta de uma frase num período

Emprego de hífen em vez de travessão

Troca da ordem das páginas de um texto

Repetição de letras numa palavra: apprender

Falta de letra na palavra: aprener

Existência de letras e sinais estranhos, quando o original foi
digitalizado

Erro do texto original

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